23/10, M

23 de outubro


08h30 às 10h
Sessões de Diálogos
10h às 10h30
Café
10h30 às 11h30
Mesa Redonda:
"Contar a aula, reencantar a escola"

Prof. Marcemino Bernardo Pereira, Profa. Cristina Maria Campos, Profa. Maria Carolina Bovério Galzerani

Coord.: Prof. Corinta Maria Grisólia Geraldi
11h30
Conferência e debate:
"A construção de um objeto didactico: um percurso epistemológico"


Profa. Idália Sá-Chaves (Universidade de Aveiro - Portugal) e Prof. João Wanderley Geraldi (IEL - UNICAMP)

Coord.: Prof. Guilherme do Val Toledo Prado



Marcemino Bernardo Pereira

possui graduação em Licenciatura Em História pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins (1988) , ensino-fundamental-primeiro-grau pela Profª Yone Dias de Aguiar (1981) e ensino-medio-segundo-grau pela Profª Yone Dias de Aguiar (1985) . Atualmente é professor titular da Padre Melico Cândido Barbosa. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Professor pesquisador, Escrita narrativa.

Mestrado - Data da defesa: 19-02-2008

Múltiplos projetos : produção de vida variada no oficio de professor

http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000441451

Palavras-chave : Investigação , Narrativas , Saberes do docente , Formação de professores , Trabalho docente , Aula , Projetos
Área de concentração: Metodologia do Ensino / Ensino e Praticas Culturais
Orientador: Corinta M. G. Geraldi

Resumo: Este trabalho é uma narrativa da minha formação como professor de História do ensino fundamental. Ao longo do texto contei diversas experiências diretamente relacionadas à escola, mas à medida que eu o escrevia, uma prática muito particular revelou-se central entre todas elas: o meu trabalho com projetos na E.M.E.F. "Pe. Melico C. Barbosa", em Campinas. Não foi a minha intenção elaborar uma definição para "trabalhos com projetos", mas descrever estas práticas para compreender os sentidos que lhes venho atribuindo nestes anos e de que maneira estes se articulam à minha docência. Estas articulações produzem alterações significativas nas minhas aulas, por mim aqui denominadas de "aulas-projeto". Para fazer esta narrativa, procurei confrontar as minhas memórias de professor e uma determinada auto-imagem profissional, com registros das minhas práticas - relatórios, anotações, textos de alunos etc., tomados enquanto documentos de pesquisa. Produzi estas relações tendo como perspectivas metodológicas o conceito de dialogismo, desenvolvido por Bakhtin e as reflexões de W. Benjamin em torno da história e da narrativa. Dessa maneira, tornou-se possível, para mim, poder ouvir as vozes outras que me constituem professor e dar-lhes sentido por meio dessa escrita.

Cristina Maria Campos

Possui graduação em Licenciatura Plena História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Normal Carlos Gomes (1985) . Atualmente é professor titular da Secretaria Municipal de Educação Campinas. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hip Hop, Inclusão Escolar, Juventude, Educação Continuada, Escola e Rap.
 Endereço para acessar este currículo: http://lattes.cnpq.br/8385448797781124
 

mestrado - Data da defesa: 27-02-2007

Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez

 

http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000403433

Palavras-chave : Hip-hop (Cultura popular jovem), Cultura , Juventude , Rap (Musica) , Educação
Área de concentração: Ensino, Avaliação e Formação de Professores
Orientador: Corinta M. G. Geraldi
Resumo: O tema da presente pesquisa é a influência da cultura de rua no cotidiano escolar, estudada através de fragmentos narrativos de uma professora de escola pública que focalizam as fronteiras/limites da rua e da escola na ótica da juventude de periferia da cidade de Campinas, tomando como eixo para sua visada o movimento Hip Hop e a cultura produzida no entorno da escola: sua arte e valores, buscando partilhar experiência de ressignificação e inclusão no espaço escolar para a juventude que não se sente reconhecida nesse espaço. Utilizando a investigação narrativa, seu processo de escritura resgata a história de formação da própria professora-pesquisadora, inúmeros fragmentos da história do movimento Hip Hop em Campinas e a literatura produzida no nível local, buscando algumas inserções destas no movimento internacional. O foco da investigação é o registro dos grupos existentes, das letras de raps que circulam e afazem a cabeça' de parte da juventude de periferia de Campinas. Utilizam-se como instrumentos de pesquisa entrevistas informais, gravações das músicas, registros de leiras e encontros informais com rappers. Com esse processo de 'resgate/engate", expõe outros lados e versões, via de regra silenciados na cultura oficial e nos registros homogêneos da escola institucionalizada, e questiona a escola e suas formas de atuação e as políticas oficiais, propondo possíveis canais de diálogos entre os universos da rua e da escola, diálogos sempre inconclusos, sem soluções mágicas numa sociedade de exclusões. A presente dissertação foi desenvolvida na área Ensino, Avaliação e Formação de Professores, junto ao GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada), da Faculdade de Educação da UNICAMP.

24 nov. 2003 ... O projeto A Escola é Nossa, coordenado pela professora Cristina Maria Campos, tem como educadores populares Eleida Regina, Juliana Fida, ...
2009.campinas.sp.gov.br/smenet/.../noticia_2003_11_24c.htm - Em cache 

2.     Educação Campinas: “A Escola é Nossa” vai a Emei Lea Duchovini 
                     26 jun. 2002 ... A abertura da escola para comunidade com atividades aos finais de ... por conta da professora Cristina Maria Campos da “Escola é Nossa”. ...
2009.campinas.sp.gov.br/smenet/.../noticia_2002_06_26a.htm - Em cache 
3.     Confira a programação das Oficinas da Resistência 2010
                     15 jun. 2010 ... NOSSAS LUTAS. logo_horadaverdade .... Palestrante(s): Professora Cristina Maria Campos, mestra em Educação Unicamp, EMEF Francisco Ponvil Sobrinho – Campinas/SP ... Oficina 14 - A leitura e a escrita na educação básica ...
www.sintese-se.com.br/index.php?...a... - Em cache 
                    7 jun. 2010 ... Oficina 3 – Resolução de Conflitos na escola: o que fazer antes que ultrapassem ... Professora Cristina Maria Campos, mestra em Educação Unicamp, .... ter a companhia de nossa Historiadora e Prof.ª *Maria Thétis Nunes*. ...
infoboquim.blogspot.com/.../sintese-oferece-25-cursos-na-oficina-da.html - Em cache 
     
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Na nossa fala há sempre o pensamento oculto, o subtexto. (. .... Violência na escola: omissão ou ação. Profa. Cristina Maria Campos da EMEF Ponzio Sobrinho ...
www.alb.com.br/anais14/Sem06/C06017.doc - Similares
                     13 out. 2004 ... As oficinas do A Escola é Nossa trabalham também a inclusão. ... Segundo Cristina Maria Campos, coordenadora geral do projeto e da ...
2009.campinas.sp.gov.br/smenet/noticias/noticia_2004_10_13a.htm
                       26 jun. 2002 ... O hip-hop, programa da SME que busca trazer a cultura das ruas para ... por conta da professora Cristina Maria Campos da “Escola é Nossa”. ...
2009.campinas.sp.gov.br/smenet/.../noticia_2002_06_26a.htm - Em cache 
                          1 jul. 2006 ... Autora: Mariana Semião de Lima. Rua e Escola: O hip-hop como movimento porta voz dos sem vez (2007) download. Autora: Cristina Maria Campos ...
clam.sarava.org/taxonomy/term/36?page=5 - Em cache

Profa. Maria Carolina Bovério Galzerani

Lattes -


  Corinta Maria Grisólia Geraldi

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo (1975) , especialização em Aperfeiçoamento Em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) , especialização em Aperfeiçoamento Em Educação pelo Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (1975) , especialização em S D B Alfabetização pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras de São João Del Rei (1970) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1980) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e curso-tecnico-profissionalizante em Normal pela Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora (1971) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino e Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-pesquisa, Trabalho docente, Currículo em ação, Curso de Pedagogia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2772441310565614

Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Data da defesa: 21-06-1993

 A Produção do Ensino e Pesquisa na Educação - Estudo sobre o trabalho docente no Curso de Pedagogia,

http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000064082

Orientador: Prof. Dr. Milton José de Almeida .
Palavras-chave: Ensino-pesquisa; Trabalho docente; Currículo em ação; Curso de Pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Formação de Professores / Especialidade: Formação Inicial de Professores.  Setores de atividade: Educação.

 Resumo: Neste trabalho, analisa-se um processo de articulação ensino/pesquisa, desenvolvido no período de 1981 a 1992, com alunos do curso de Pedagogia da UNICAMP, em que se constituiu a escola como objeto de estudo, face à necessária imbricação, para o futuro pedagogo, entre a formação teórica e o convívio com o cotidiano escolar. Fazem-se leituras entrecruzadas do movimento de continuidade e ruptura do trabalho docente: uma Vertical, considerando as orientações teórica-metodológica da pesquisa de campo, ano a ano ; outra horizontal, considerando a produção do ensino/pesquisa. Reconstruindo criticamente esse movimento, analisa-se tanto a apropriação de escola/aula/currículo construída pelos alunos-pesuisadores quanto temas e questões da articulação pretendida, configurando o processo analisado como um trabalho coletivo de produção de saberes e conhecimentos construídos no tempo


João Wanderley Geraldi



Possui graduação em LETRAS pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijui (1980), graduação em CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS pela Universidade Federal de Santa Maria (1970), mestrado em LINGUÍSTICA (1978); doutorado em LINGUÍSTICA (1990); livre-docência em Análise do Discurso (1995) e Professor Titular (2003), pela Universidade Estadual de Campinas.
Professor Aposentado, atualmente é colaborador visitante da Universidade do Porto (Portugal), no programa de pós-graduação em educação, pesquisador e orientador de teses do INEDD/Univ.Siegen (Alemanha), colaborando com universidades brasileiras a convite.
Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos bakhtinianos e ensino de língua portuguesa.
Faz parte do Conselho Editorial de várias revistas: Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp), Palavras (APP/Portugal), Leitura:Teoria & Prática (ALB), Filologia e Linguística Portuguesa (USP), Educação & Realidade (UFRGS), Educação & Contemporaneidade (UNEB), Signo (UNISC), Letras (PUCCAMP), Espaço Pedagógico (UPF) e Cadernos Camilliani(CUSC).
 

Link para o Lattes:

 

Textos hospedados na rede:


INGO VOESE: NOTAS BIOGRÁFICAS & LEMBRANÇAS DE CONVÍVIO

João Wanderley Geraldi


Palavras escritas, indícios de palavras ditas

João Wanderley Geraldi   

LER E ESCREVER – UMA MERA EXIGÊNCIA ESCOLAR?

João Wanderley Geraldi1

Pesquisa em Linguagem na Contemporaneidade

João Wanderley Geraldi


PELOS CAMINHOS E DESCAMINHOS DOS MÉTODOS*

JOÃO WANDERLEY GERALDI

Paulo Freire e Mikhail Bakhtin: o encontro que não houve.

JOÃO WANDERLEY GERALDI

O paradoxo aplicado

ALEXANDRE COSTA e JOÃO WANDERLEY GERALDI


 O potencial de arte para uma nova aprendizagem: a aprendizagem expansiva


Maria Benites, Bernd Fichtner, Wanderley Geraldi

Semântica

Rodolfo Ilari e João Wanderley Geraldi -