Abertura






Dia 20/10 (quarta-feira)


18h00 - Abertura V FALA outra ESCOLA
Sessão de Cinema:
Carregadoras de Sonhos

LOCAL: Centro de Convenções da UNICAMP (perto do ginásio)

19h30 - Debate com o diretor Deivison Fiúza , as professoras protagonistas - Marta, Maraísa, Rose e Edielma - e a professora Idália Sá-Chaves da Universidade de Aveiro, Portugal;
Coordenação: professora Ana Maria Falcão de Aragão




Carregadoras de Sonhos, o filme

  • da revista Caros Amigos : As carregadoras de sonhos da educação brasileira 
 
Sintese lança longa-metragem sobre dia-a-dia de professores do Sergipe 
   
Por Gabriela Moncau, enviada especial a Aracaju  


Edielma, Maraisa, Marta e Rose. As quatro professoras da rede pública de ensino do Sergipe são as protagonistas do filme Carregadoras de Sonhos, que retrata o cotidiano dos educadores do Estado. A pré-estreia do longa-metragem, primeiro do país financiado por um sindicato, o Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe), foi realizada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em Aracaju.

A produtora sergipana WG e o Sintese realizaram o lançamento do filme no lotado Teatro Tobias Barreto. A escolha do dia não foi por coincidência: 90% dos filiados ao sindicato são mulheres.

Confluência de documentário e ficção, o filme apresenta um panorama da situação dos trabalhadores da educação, retrata dificuldades enfrentadas pelas professoras em sua condição de gênero e analisa o sistema educacional brasileiro.

  • Veja o trailer


--------------------------------------


Idália Sá-Chaves
Nasceu na Freguesia do Troviscal, Concelho de Oliveira do Bairro em 11 de Janeiro de 1940. Fez o ensino primário no Troviscal e o liceal no Liceu Nacional de Aveiro. Frequentou o Mestrado de Ciências da Educação na Universidade Técnica de Lisboa e, posteriormente, fez o doutoramento em Didáctica, especialidade de Supervisão da Formação, pela Universidade de Aveiro.
Exerce funções na Universidade de Aveiro.
É membro do Conselho científico da Universidade de Aveiro, do conselho Pedagógico da Universidade de Aveiro, do Senado da mesma Universidade, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, da Sociedade Portuguesa de Autores e da Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada.
Saiba mais do trabalho da professora Idália:




  
Ana Maria Falcão de Aragão

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Brasil
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (2008-2011). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2006-2007. Membro da Rede de Investigações "Novos saberes dos cidadãos, novos desafios à formação de professores", do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, da Universidade de Aveiro (Portugal), coordenado pela Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Atualmente é professor- assistente doutor (MS 3) da Universidade Estadual de Campinas, membro do Corpo Editorial da Revista Práxis Educativa, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), da Revista Ciências Humanas (Unitau) e da Revista Educação Temática Digital (Unicamp). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos temas: formação de professores, processo ensino-aprendizagem, psicologia educacional, gestão de conflitos, indisciplina escolar e atuação do psicólogo escolar.

(Texto informado através do Currículo Lattes)