21/10, M


DIA 21 de outubro,  quinta-feira
8h30 às 10h
Sessões de Diálogos
10 às 10h30
Café
10h30 às 12h30
Conferência:
"O que nos move é o que nos falta"

Professora Rosaura Soligo (Instituto Abaporu)

Coord.: Prof. Guilherme do Val Toledo Prado


Formada em Pedagogia e Psicologia, Mestre em Educação pelo GEPEC-Unicamp, coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, com trabalhos de assessoria a várias Secretarias de Educação.
Possui experiência com alfabetização de crianças, formação continuada, orientação curricular, documentação da prática profissional, produção de material pedagógico e vídeos educativos.
Criadora do blog Fragmentos de um discurso amoroso, em 2005, e autora dos textos publicados na página principal. Agora tem outro blog:


chiaroscuro

fragmentos de um discurso amoroso sobre a cidade
Membro da equipe de idealizadoras do PROFAPrograma de Formação de Professores Alfabetizadores e de sua equipe de coordenação nacional em 2000-2001. Membro atual do GLEACEGrupo Latinoamericano de Especialistas en Alfabetización y Cultura Escrita, vinculado ao Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe – CREFAL.
Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - GEPEC, na Faculdade de Educação da UNICAMP.
Co-autora de dois livros didáticos de Língua Portuguesa publicados pelo Governo do Estado do Acre, de muitos artigos na área da educação e de várias publicações institucionais – para o Ministério da Educação e Secretarias de Educação do Estado do Acre e dos municípios de Rio Branco, São Luís do Maranhão, Indaiatuba, Joinville e outros. Organizadora, em conjunto com o Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado, do livro Porque escrever é fazer história (Ed. Alínea, 2007).
[...] a escrita nos permite conhecer melhor quem somos nós, pessoal e profissionalmente. Primeiro, porque favorece a reflexão sobre o que fazemos e pensamos, a sistematização dos saberes que produzimos, o desenvolvimento da nossa capacidade de escrever. Segundo, porque é uma plataforma de lançamento para múltiplas possibilidades de aprender.
[...] a publicação dos textos produzidos pelos que constroem a educação deste país - narrando suas experiências, revelando suas idéias, analisando o que fazem - é uma conquista de toda a categoria profissional.
[...]este livro reúne artigos que narram, em sua maioria, experiências de formação que privilegiam o trabalho com a leitura e a escrita, especialmente com a escrita. Os autores são professores-pesquisadores vinculados ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, da Faculdade de Educação da UNICAMP – e profissionais que atuam em cursos de graduação e programas de formação continuada
Rosaura Soligo e Guilherme do Val Toledo Prado



Guilherme do Val Toledo Prado

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em METODOLOGIA DE ENSINO pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em LINGÜÍSTICA APLICADA - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna- pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor doutor na Faculdade de Educação da UNICAMP e integrante do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projeto educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e narrativa.

Endereço para acessar este currículo: http://lattes.cnpq.br/0440747965664499 


Artigos na Net:

MEMORIAL DE FORMAÇÃO: quando as memórias narram a história da formação...

PRADO, Guilherme do Val Toledo, SOLIGO, Rosaura.
-----------------------------

 

ESCRITAS DE PROFESSORES: trilhas narrativas para tornar-se um Professor-pesquisador

MARÇAL, Maristela; Scola KLEIN, Edna; Melo PINHEIRO, Maria Ângela de; Falcão de Aragão SADALLA, Ana Maria; Val Toledo PRADO, Guilherme do
Olhar de Professor, Vol. 12, Núm. 1, 2009, pp. 75-94 , Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil
Resumo: A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre  a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. [...]
-----------------------------

A produção de conhecimento e saberes do/a professor/a-pesquisador/a

CUNHA, Renata Barrichelo. PRADO, Guilherme do Val Toledo
-----------------------------

Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?

CUNHA, Renata Barrichelo. PRADO, Guilherme do Val Toledo

Resumo


O PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças internadas na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiências e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente.

-----------------------------