22/10, T


14h às 16h
Sessões de Diálogos
16h às 16h30
Café
16h30 às 18h
Sessões de Diálogos
19h30 às 21h
Mesa Redonda e videoconferência:
"Diálogos na/com a formação de professores"

Prof
ª.Claudia R. Ferreira e Prof. Rui Canário (Universidade de Lisboa)

Coord.: Profª Adriana A. F. Vicentini (GEPEC/FE/UNICAMP)


Cláudia Roberta Ferreira

Cláudia Roberta Ferreira: Formou-se Magistério em nível médio em 1991 pelo Colégio Ave Maria em Campinas/SP; formou-se em nível universitário no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, no ano de 1996. Concluiu seu Mestrado em Educação, em 2004, pela Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisando a formação de professores pelo viés do uso da tecnologia informática na escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 2008 ingressou no doutorado com a proposta de aprofundar a pesquisa sobre formação docente. Está vinculada desde 1999 ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC).
Tem publicações de artigos, organização de obra e resumos em eventos científicos da área, bem como participação nos mesmos.
Com atuação na Escola Básica desde 1992 tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, cotidiano escolar, coordenação pedagógica, saberes escolares, tecnologia informática/informática educativa.
Desde fevereiro de 2001 é professora-coordenadora do Colégio de Aplicação Pio XII da PUC-Campinas atuando na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Vivenciou experiência como professora no ensino superior no curso de Pedagogia da IESCAMP – Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas e no curso de Psicopedagogia da Unisal – Campus São José e atualmente realiza estágio de doutoramento no exterior, junto a Universidade de Lisboa, em Portugal.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2019106247582100


Blog - As peripécias d'além mar de Cláudia e Fabio

www.peripeciasdalemmar.blogspot.com

Mestrado

Data da defesa: 19-08-2004
Tateios e verdades possíveis sobre a formação da professora a partir da tecnologia informática na escola
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000343246
Palavras-chave : Ensino, Avaliação e Formação de Professores
Área de concentração: Ensino, Avaliação e Formação de Professores

Resumo: Esta pesquisa advém da inquietação de uma professora que, no exercício de sua profissão como professora e professora-coordenadora de atividades e projetos com o uso da tecnologia informática na escola, atuando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, depara-se com a subutilização deste instrumental tecnológico quando do trabalho com professoras e estudantes. A subutilização e outros fatores como o medo e a resistência de alguns sujeitos no uso da tecnologia informática, a criatividade de outros quando deste uso, a necessidade de encontros de formação para conhecer e explorar esta tecnologia no espaço escolar, o conceito e ideologias da informática e suas  potencialidades e limitações etc., atravessaram a professora impingindo-Ihe marcas que, por sua vez, foram produzindo movimento e colaborando para o seu desenvolvimento profissional. Na trajetória de produção desta pesquisa foram imprescindíveis os diálogos com alguns estudiosos da formação de professores e sobre a tecnologia informática na escola; o diálogo com os sujeitos participantes do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Continuada - da Faculdade de Educação da Unicamp, nos encontros periódicos; o diálogo com um grupo de professoras, constituído voluntariamente, que vivenciaram a experiência na escola - locus desta pesquisa, que foi fomentador de discussões em tomo do uso e não uso da tecnologia informática na escola, bem como da formação desta profissional para atuar nesta perspectiva. [...]



Rui Canário 

Rosaura , Rui Canário e Guilherme
Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Nesta Faculdade, é Coordenador da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Ciências da Educação (desde Julho de 2005), Investigador Responsável do Projecto FAP (Políticas de Formação de Adultos em Portugal. 1974-2004), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Exerce actividades docentes e de investigação nas áreas científicas de Sociologia da Educação e de Formação de Adultos, sendo o responsável pelos cursos de pós graduação (Mestrado e Doutoramento), nestas áreas.
É Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Instituto das Counidades Educativas (ICE), do qual foi sócio fundador e onde foi Presidente do Conselho Científico até 2005.
Nasceu em Lisboa em 1948. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974. Concluíu o DEA (Diplome d’Etudes Approfondies), em Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Bordéus II, em 1983; Realizou o Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Bordéus II, em 1987 e obteve o grau de Agregação em Sociologia da Educação, na Universidade de Lisboa, em 2004.

Acesse o currículo completo em

http://www.4shared.com/document/YnHmkAYC/Rui_Canrio.html

 

Adriana A. F. Vicentini