22/10, M

22 de outubro, sexta, manhã

 
8h30 às 10h
Sessões de Diálogos
10h às 10h30
Café
10h30 às 12h30
Mesa Redonda:
Filmes na Escola: os sentidos para a formação.

Profa. Mônica Maria Barbosa Leiva de Luca (SME/Campinas) e Profa. Laura Noemi Chaluh (UNESP/Rio Claro).

Coord.: Profª Adriana Varani (UFSCar-Sorocaba)




Mônica Maria Barbosa Leiva de Luca
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e realiza, atualmente, o curso de Doutorado em Educação pela mesma universidade. É Orientadora Pedagógica de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campinas. Tem experiência na área de Educação como professora em Educação Infantil, no Ensino Fundamental com ciclos I e II, em EJA, no Ensino Superior e com Educação Não-Formal. Tem atuado, principalmente, com os seguintes temas: escola pública e formação de professor, processos educativos não-formais, identidades sociais, representações sociais e participação sócio-política.

Endereço para acessar todo o currículo: http://lattes.cnpq.br/0556413355809282


Laura Noemia Chaluh
Professora para o Ensino Primário - Escuela Normal Superior Nº , Argentina (1980). Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires, Argentina (1992). Mestre (2002) e Doutora (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista (IB, Rio Claro). É credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (IB, Rio Claro).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada, pesquisa e cotidiano escolar, projetos pedagógicos, grupo e trabalho coletivo, sala de aula.


Dissertação de Mestrado: Ensino para a diversidade : o projeto pedagógico das escolas judias de Buenos Aires, Argentina, 1997, acesso: 

Tese de Doutorado:  Formação e alteridade : pesquisa na e com a escola


Por meio de um estudo cuidadoso que trabalha as relações entre a experiência de um projeto pedagógico e a sua construção teórica, a autora procura dar ênfase ao papel da educação na emancipação do homem coletivo e não do indivíduo isolado. A perspectiva do ensino para a diversidade cultural torna-se possível, dessa forma, pelas mediações das experiências concretas, realizadas na prática escolar, de um projeto pedagógico que busca integrar as experiências particulares de uma cultura ao universal da experiência histórica humana. Ao realizar esta discussão a partir de um projeto pedagógico alternativo de escolas particulares judias de nível primário, em Buenos Aires, a autora enfrenta o debate contra as abordagens reducionistas de identidade cultural que defendem o sectarismo e negam que a identidade e os sujeitos históricos são socialmente construídos nas relações objetivas que travam em seu cotidiano histórico, articulando as experiências particulares e universais, subjetivas e objetivas.

Mais textos na rede:

1) Professora e pesquisadora: um encontro na sala de aula


2) Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas


3) Texto na ETD com Adriana Varani sobre filmes:

4) Texto com Ana, Guilherme e Tamara: na ETD da Unicamp

5) PESQUISA, ALTERIDADE E FORMAÇÃO NA ESCOLA trabalho completo
 
6) Poster na Anped



Adriana Varani


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e estágio realizado durante o doutorado na Universidade de Barcelona (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores e práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação continuada, ensino fundamental, trabalho pedagógico, avaliação da aprendizagem, trabalho coletivo e currículo em ação.

http://lattes.cnpq.br/2971233303849752


Tese: Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000358841

Dissertação: Um olhar sobre a (complexidade da) aula : componentes do trabalho pedagogico a partir da analise de uma professora sobre sua propria pratica



Textos com link disponível na net


FILMES, COTIDIANO ESCOLAR E CURRÍCULO

Laura Noemi Chaluh – UNICAMP
Adriana Varani – PUC-Campinas e UNICAMP

http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/posteres/GT12-5225--Res.pdf

Formação de Professores e Produção Cinematográfica - (I Seminário "Escritas, Imagens e Criação: Diferir")


Adriana Varani, PUC-Campinas-SP e GEPEC/FE/UNICAMP e Laura Noemi Chaluh, GEPEC/FE/UNICAMP-SP.
Em nossas práticas educativas, em cursos de formação inicial e continuada de professores, temos usado a produção cinematográfica em sala de aula. Destas experiências questionamo-nos acerca dos sentidos de seus usos nas aulas. Buscamos o diálogo com autores preocupados com o uso dos filmes na escola, tivemos acesso às produções de Napolitano, Miranda, Almeida, Oliveira Jr., dentre outros. Algumas das inquietações surgidas: como nos relacionamos com o cinema? Que sentidos são produzidos ao discutir um filme a partir de temas da educação? Como não correr o risco de didatizar a produção cinematográfica? Temos procurado pensar em práticas que rompam com a idéia de refletir sobre a produção como um texto escolar, promovendo assim a multiplicidade de sentidos.
 


O COTIDIANO DO TRABALHO DOCENTE; Palco, Bastidores e Trabalho Invisível...Abrindo as cortinas
Adair M.Nacarato, Adriana Varani e Valéria de Carvalho
no livro
CARTOGRAFIAS DO TRABALHO DOCENTE - PROFESSOR(A) PESQUISADOR(A) 
Corinta M. G. Geraldi , Dario Fiorentini ,Elisabete M. A. Pereirs (orgs)


NARRATIVAS DOCENTES – TRAJETÓRIAS DE TRABALHOS PEDAGÓGICOS
Adriana Varani, Cláudia Roberta Ferreira, Guilherme do Val Toledo Prado (Orgs.)
http://www.mercado-de-letras.com.br/


Dri Varani está organizando a Segunda edição da Semana de Pedagogia   
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Entre os dias 25 e 29 de outubro, será realizada a segunda edição da Semana de Pedagogia, organizada pelo  
campus Sorocaba da UFSCar. 
O tema deste ano é "Desafios Contemporâneos da Educação" e o objetivo é abordar temáticas como a educação dos movimentos sociais, inclusão social, ensino-aprendizagem, políticas educacionais e o enfrentamento de problemas como as drogas na escola.
http://semanapedagogia10.blogspot.com/p/comissao-cientifica.html