21/10, T


14h00 às 16h
Mesa Redonda:
"Escola bilíngue: uma nova proposta de inclusão de alunos surdos na Rede Municipal de Campinas"

Profa. Cristina B. F. de Lacerda (UFSCar); Vanessa R. O. Martins (Profa. de LIBRAS); Profa. Luzia de C. Betti (Diretora Educacional); Profa. Nelma C. de Carvalho (Português como segunda língua); André L. Schiavoni (aluno da EMEF "Júlio de Mesquita Fº")

Coord: Profa. Patrícia Infanger (GEPEC/FE/UNICAMP)
16 às 16h30
Café
16h30 às 18h
Sessões de Diálogos
19h30 às 21h
Mesa Redonda:
"Música e escola: há ressonâncias?"

Profa. Silvia Nassif e Profa. Teca A. de Brito.

Coord.: Profª. Liana Arrais Seródio (GEPEC/FE/UNICAMP)


Profa. Cristina B. F. de Lacerda
(UFSCar)

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
 
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996. Coordenei por 5 anos programa de Educação Inclusiva Bilíngüe junto a rede municipal de ensino em Piracicaba, capacitando gestores, professores e outros profissionais, e atualmente coordeno Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe junto a rede municipal de ensino de Campinas. Interesse em pesquisa na atuação do Intérprete educacional de Língua de Sinais. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) em 2003. Consultora de diversas agências de fomento e assessora para a área de surdez.


Profª. Vanessa R. O. Martins
(Profa. de LIBRAS)

Profª. Luzia de C. Betti 
(Diretora Educacional)

Profª. Nelma C. de Carvalho 
(Português como segunda língua)

André L. Schiavoni 
(aluno da EMEF "Júlio de Mesquita Fº")

Profa. Patrícia Infanger

Profª. Silvia Nassif 


A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos 


 Profª. Teca Alencar de Brito 
(USP)
 

TEXTOS PELA REDE 
 
Resumo - Este trabalho discorre sobre o pensamento pedagógico-musical de Hans-Joachim Koellreutter, compositor, ensaísta e educador alemão radicado no Brasil desde o ano de 1937, quando chegou ao país fugindo do nazismo alemão.Koellreutter tornou-se uma das personalidades mais expressivas da música e cultura brasileiras, atuando de modo dinâmico, ousado, polêmico e inovador. Focaremos, neste contexto, sua importante proposta pedagógica, que visa a formação integral de seres humanos e não apenas, a formação musical especializada.

 Resumo -  Integradas com o ambiente e a cultura, as crianças interagem com sons e músicas, escutando, reproduzindo e criando. A produção musical infantil, além de forma de expressão e comunicação, é um jogo essencial à construção do ser, que revela - e transforma- a percepção e a consciência, dinamicamente. Em que medida a “educação musical” escuta, respeita e estimula a produção musical das crianças?

Por uma educação musical do pensamento: educação musical menor (artigo em pdf)



Quantas músicas tem a música ou Algo estranho no museu.
 
Esta obra é formada de um livro e um CD, este último produzido a partir do trabalho realizado com alunos da escola de música da autora, e propõe ao público leitor mergulhos em sonoridades diversas no que concerne a estilos, gêneros, instrumentos e culturas. Daí o nome "Quantas músicas tem a Música". Já o subtítulo "Algo estranho no museu" surgiu do próprio processo criativo do CD junto às crianças, quando Teca utilizou uma brincadeira relacionada à ideia de museu para estimulá-los a criar.


Profª. Liana Arrais Seródio
(GEPEC/FE/UNICAMP)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Campinas- UNICAMP no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada -GEPEC (ingresso em 2009). Mestre em Educação Pela Pontifícia UNiversidade Católica - PUC de Campinas (2006-2008). Tem graduação em Música pela Unicamp (1979-1988). Desde 1988 é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Colégio PIO XII. Atua como professora de música do Ensino Fundamental de Nove Anos e como Regente de Corais: Infantil, Juvenil e Adulto. Tem experiência na direção de Espetáculos Musicais e da Direção Musical em Projetos Coletivos trasdisicplinares e multi-seriados. 
Tem experiência na formação continuada de professores - área de música - e na formação de Educadores Musicais ( Licenciatura em Educação da UNESP- São Paulo, IA - em 2004 e 2005). Tem se especializado na Narrativa como gênero de investigação formativa. Em suas pesquisas procura desenvolver o tema das linguagens musical e verbal a partir do cotidiano escolar e da atividade criativa da Composição Musical e da Narrativa Verbal da criança.

http://lattes.cnpq.br/0298317968117514

Reportagem sobre sua participação no IV FALA como maestrina do coral Corda Nova - http://www.pioxii.br/rep/revista/revista_pio_xii_n18.pdf

Textos pela rede

Dissertação: A MÚSICA, A NARRATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ou


UMA VISÃO MUSICAL DE “OS SONHOS NÃO ENVELHECEM”