segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

recadinho de Ana Aragão

Queridos,

Envio o texto da Profa Idália Sá-Chaves sobre o filme Carregadoras de Sonhos, na sessão de abertura do V Fala.
Este é o texto já mexido por ela, como podem ver abaixo.
Se alguém for publicar no site, por favor, envie a ela uma informação com o link, OK?
Glória, por favor, ponha no blog do Fala.
Bjs a todos,
ana
                              Ana, tá feito! gloria

Carregadoras de Sonhos
…love is in the air…

Idália Sá-Chaves
Universidade de Aveiro 1

Resumo

Este texto, em formato epistolar, procura sintetizar a reflexão que fui convidada a fazer sobre o filme "Carregadoras de Sonhos" como sessão de abertura do V Seminário Fala Outra Escola organizado pelo grupo GEPEC no âmbito das actividades da Faculdade de Educação-UNICAMP. Para além dos agradecimentos às suas comissões Científica e Organizadora por esse privilégio e dos cumprimentos a todos os que, aos mais variados níveis, contribuíram para que a concepção, realização e divulgação do filme fossem possíveis, procuro acentuar a carga simbólica que transparece na acção fílmica, salientando na proposta pedagógica, que subentende, a dimensão ética e de compromisso com os valores de bem e a dimensão estética das linguagens presentes e sabiamente entretecidas. Assim, ao nível da leitura da imagética espacial, procuro perceber a ideia de cidadania global a partir da cidadania local, contextualizada numa trama de quotidianos autênticos e culturalmente marcados. Ao nível da leitura temporal, procuro interrogar a própria ideia de tempo e interpretar os factos numa lógica que os problematiza para além da sua datação. Ao nível dos sujeitos protagonistas do enredo fílmico, tento ainda relevar os valores e os saberes que, em todos os casos que entretecem a trama, se traduzem numa competência reflexiva e de acção conscientemente transformadora, no quadro dos pressupostos da dignidade da condição humana reconhecida como direito universal. Por fim e ao nível do "ethos" fílmico, percebido como ambiência de acção e de comunicação, dizer da magia do olhar na captura dos sinais ora explícitos, ora ocultos, que enchem de luz (e de significado) cada momento, cada imagem, cada fala, cada silêncio e cada som como se todos os sentidos de cada espectador fossem, ali, convocados para uma festa de compreensão e de futuro.
Como metáfora, que dá título ao texto, usamos como "leit motiv" um verso da canção "Love is in the air"pela sua capacidade de traduzir, para a linguagem mais comum, o clima de afecto que, atravessando todo o filme, em alguns momentos, o pontua de sensibilidade e excelência.

texto completo
http://www.4shared.com/document/3n2uq1Rn/Vfala_outra_escola3.html
veja também:
e a postagem Perfume de Idália

Um comentário:

  1. Olá equipe do Gepec é com grande prazer que torno-me seguidora deste blog visto que já acompanho as ações do grupo através da minha coordenadora pedagógica Natalina. Sou admiradora dos trabalhos realizados por esse grupo, quem sabe um dia eu não venha fazer parte deste seleto grupo. Por enquanto faço o humilde convite de visitarem meu blog:
    http://palavrasdeumnovomundo.blogspot.com
    Ficarei honrada se acompanharem minhas postagens que são tanto sobre assuntos educacionais, quanto políticos, sociológicos e filosóficos. E mais ainda se puder contar com sugestões, contribuições e comentários. Abraço.Prof. Rosa

    ResponderExcluir